História da Natura



Acompanhe a matéria sobre a história da Natura e conheça a sucessão dos acontecimentos que fizeram parte da existência da empresa de produtos de higiene e beleza.

Descubra como a marca Natura começou as suas atividades, sua fundação e trajetória ao longo dos anos. Saiba como ela cresceu, percorreu o seu caminho e acabou se transformando na maior multinacional brasileira de cosméticos.

Confira também os principais fatos, curiosidades e acontecimentos que marcaram o início e história do Grupo Natura.

História da Natura

História Natura

A história da Natura começou em 1969 quando foi fundada por Luiz Seabra, com o intuito de ser uma empresa de produtos de beleza genuinamente brasileira. A Natura começou movida por duas grandes paixões: a paixão pela cosmética e pelo cliente. No ano de 1970 foi inaugurada a sua primeira loja, em um pequeno comercio na rua Oscar Freire, em São Paulo. Faltava recursos para o proprietário, sobrava sonho e vontade de empreender.

O seu fundador pretendia com a qualidade de seus produtos e a força dos seus conceitos, ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes, promovendo assim o bem estar do indivíduo consigo próprio e com seu corpo.

Não demorou muito para que a Natura se transformasse em uma empresa conceituada, com a crença de atender as necessidades humanas por meio de produtos, ações e serviços que contribuam para um crescimento ambientalmente sustentável e econômico.

Fundadores da Natura

A Natura foi fundada por Antônio Luiz Seabra e Jean-Pierre Berjeaut, inicialmente com o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut. Depois de alguns meses a empresa mudou de nome para Natura. Anos depois, Berjeaut deixou o negócio.

Embora tenha sido fundada em 1969 com apenas uma pequena loja e um laboratório, em São Paulo, capital, com o crescimento do negócio Guilherme Leal se tornou sócio da Natura em 1979 e Pedro Passos seguiu o mesmo caminho quatro anos mais tarde, mais precisamente no ano de 1983.

Sendo assim, Pedro Passos e Guilherme Leal compartilharam com Luiz Seabra a presidência do Conselho de Administração da Natura.

Quem é o atual dono da Natura?

Apesar de possuir uma estrutura acionaria e envolver mais pessoas, basicamente os donos da Natura hoje em dia são Antonio Seabra, com a maior participação no grupo, seguido de Guilherme Leal e seus familiares.

Empreendimento que antecedeu a Natura

Luiz Seabra começou a trabalhar ainda muito cedo, quando tinha cerca de 14 anos de idade na empresa Gráfica Siqueira como calculista de custo indireto, onde seu pai também trabalhava como almoxarife.

Seu futuro começou a traçar novos horizontes quando foi contratado como trainee no departamento pessoal da empresa Remington. Ainda com 19 anos já era chefe e, aos 21, se tornou superintendente da divisão de barbeadores elétricos. Após 8 anos de trabalho percebeu que precisava conquistar novos horizontes e foi gerenciar os Laboratórios Bionat, dos esteticistas Pierre e Catherine Berjeaut.

Três anos depois, em 1969, o seu patrão Berjeaut ofereceu participação na sociedade, para que ele continuasse a oferecer os seus serviços. Embora Seabra tenha aceitado, impôs uma condição, que fosse aberta uma outra empresa. Foi assim que iniciou o novo empreendimento que antecedeu a Natura, com Luiz Seabra e Jean-Pierre, filho do dono do laboratório, como sócio.

Uma dificuldade no relacionamento familiar acabou provocando a ruptura do acordo de fornecimento de produtos para o Instituto Pierre. Berjeaut então convidou Seabra a retornar ao antigo cargo. Seabra não aceitou, dizendo que seu compromisso agora era com o seu sócio, Jean-Pierre, e o novo caminho traçado na indústria de beleza.

Em qual dia, mês e ano a Natura nasceu?

Em 28 de agosto de 1969, em sociedade com Jean Pierre Berjeaut, Antônio Luiz Seabra fundou a Natura, então sob o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut Ltda.

Quanto tempo a Natura está no mercado?

A Natura está no mercado há mais de 50 anos, foi fundada em 1969 quando Jean Pierre Berjeaut e Luiz Seabra iniciaram a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, na cidade de São Paulo. Depois de pouco tempo, a empresa mudou seu nome para Natura.

Primeira Loja

No ano de 1970 foi inaugurada a primeira loja da Natura na Rua Oscar Freire, em São Paulo. O dono do negócio Luiz Seabra atende pessoalmente os seus clientes (prestava consultoria de beleza aos consumidores). Este modelo de negócios funcionou até 1974.

Antes de se tornar um comércio de produtos de beleza o imóvel era uma antiga borracharia. Depois de passar por uma reforma, o local foi transformado na primeira loja da Natura.

Qual é a origem do nome Natura

Sempre procurando utilizar princípios ativos da flora brasileira, que são extraídos de forma sustentável o então cofundador da empresa Luiz Seabra escolheu para o negócio um nome que pudesse exemplificar os ideais do negócio: o valor da natureza.

Significado do logotipo

A escolha da flor como logotipo da Natura se da em razão de uma flor ser a representação mais pura de uma vida que nasce e da beleza como um todo. Em 1990 é adotado a flor rosácea como símbolo da Natura.

Qual o slogan da Natura?

O slogan da Natura é: O mundo é mais bonito com você.

A Natura é uma das marcas nacionais de beleza com uma forte tendência em sustentabilidade e esta característica se tornou indispensável desde a sua fundação.

Qual é a identidade da Natura?

Podemos dizer que a Natura é um exemplo de uma marca de produtos de beleza que é humanizada, emotiva e sensorial. Possui uma forte vertente em sustentabilidade, com uma abordagem baseada em emoções e que desenvolve laços com as suas consumidoras.

É focada em venda direta de produtos de beleza, higiene e perfumaria e em posicionamento socioambiental. Tem como propósito gerar impacto positivo e valor em toda a sua cadeia de negócios.

Primeiras revendedoras da Natura

As primeiras revendedoras da Natura surgiram no ano de 1974 quando a marca inicia seu desenvolvimento por meio de um modelo de vendas diretas. No final de 1974 a Natura tinha quatro promotoras e 70 consultoras.

No ano de 1980, logo após 10 anos de sua fundação a Natura já contava com mais de 2.000 consultoras que eram treinadas e acompanhadas por suas própria promotoras. Atualmente, são milhões de consultoras atuando no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru.

Primeiro Catálogo de Produtos

No ano de 1977 foi lançado o primeiro catálogo de produtos da Natura com 40 itens. Com pouco tempo de existência a marca já possuía uma coleção de 40 produtos, todos os itens podiam ser encontrados na primeira revista, que era uma ferramenta de pedido indispensável para as consumidoras e para as revendedoras porta a porta.

Distribuição dos Produtos

Em 1974, sustentado pela ideia de que a venda direta poderia fazer o negócio crescer mais rápido e de forma sustentável, Luiz Seabra optou por encerrar as operações na loja que ficava localizada na rua Oscar Freire.

A distribuição dos produtos passou a ser feita por algumas empresas distribuidoras ( no Rio de Janeiro e em São Paulo) e por profissionais autônomos no restante do território nacional.

Atendimento Diferenciado

Com visão no futuro e no avanço tecnológico, foi criado no ano de 1990 o SNAC, Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor. Seguindo a mesma linha de atendimento ágil e facilitado, a empresa lança o seu primeiro site em 1996 no endereço www.natura.com.br para abrir mais uma frente de relacionamento com os seus colaboradores, consumidores, fornecedores, interessados na revenda dos cosméticos e toda a comunidade em geral.

Natura entra em nova fase de modernização

Natura entra em nova fase de modernização do negócio com o propósito de transformação digital. Agora com uma estratégia de vendas em multicanais, os produtos da Natura chegam aos consumidores por meio de milhões de consultoras, lojas físicas próprias, franquias e também pela Internet.

No final de 2014 a marca lançou um portal de comércio eletrônico para os consumidores finais. Com isso, qualquer pessoa que não conseguisse procurar uma revendedora da Natura também poderia comprar os seus produtos sem precisar sair de casa.

Além do portal, qualquer interessado com acesso à um smartphone e Internet pode se informar, fazer o seu cadastro de revenda, conhecer as coleções ou comprar os produtos online, através do aplicativo Natura, que tem versões para Android e iOS.

As franquias Aqui Tem Natura, modelo de negócio iniciado em 2017 somam centenas de unidades, espalhadas por diferentes estados brasileiros. Abrir uma franquia Aqui Tem Natura é uma possibilidade até o momento restrita às consultoras de beleza.

De volta as origens a Natura começou a atuar também no varejo físico, em 2016 as duas primeiras lojas foram abertas em shoppings na cidade de São Paulo. No ano de 2020 já são centenas de unidades espalhadas por diferentes regiões do Brasil e também no exterior.

Além disso, agora qualquer representante de beleza também pode revender os produtos da marca através de um site pessoal e exclusivo chamado de Espaço digital Natura, para que todas as suas clientes possam ter a possibilite de encontrar e encomendar os produtos pela Internet.

Expandindo os horizontes

Com o sucesso conquistado até então e com a ideia de expandir novos horizontes e conquistar novos mercados, a marca começou a atuar internacionalmente. A primeira incursão da empresa para o exterior foi em 1982 no Chile, país localizado na América do Sul. Depois disso, em 1992 expandiu internacionalmente também para o Peru e Argentina.

Em 2004 a empresa iniciou o seu processo de abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e em 2006 a Natura abriu a sua primeira loja em Paris, na França. E no ano de 2016 passou a vender também os seus produtos nos Estados Unidos com sua 1.ª loja em Nova Iorque. Além disso, em 2017 também foi lançado o Natura Musical, um programa com o objetivo de promover a cultura da música brasileira.

Coleções de Produtos

A empresa iniciou suas operações com produtos que utilizavam ativos naturais vegetais que eram fabricados em uma fábrica pequena que ficava localizada no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. Ao longo dos mais de 50 anos de existência, a Natura lançou diversos produtos que permanecem até hoje disponíveis para o público.

Ainda no final da década de 1970 e no início dos anos 1980, a empresa conseguiu lançar diferentes marcas de sucesso, como Sr.N em 1979 que iniciou o segmento de produtos masculinos, Chronos e Eau de L’arc que foi lançada em 1985.

A marca L’arc foi remodelada e passou a ser uma empresa do grupo, especialista em fornecer maquiagens e perfumes de qualidade superior. Ainda nessa época, passou a ser a primeira empresa no mundo em adotar refis de consumo para desodorantes e xampus.

No ano de 1990 novas marcas foram lançadas como a linha de cuidados para cabelos Símbios, a criação da marca de sucesso Mamãe e Bebê (reconhecida até hoje como um das mais vendidas do portfólio da Natura).

O período também se destacou pela inserção da categoria perfumaria em sua oferta de produtos, sendo o perfume Shiraz considerado um grande marco no segmento, por ser o fruto do trabalho de desenvolvimento de renomados fornecedores de perfumaria em todo o mundo. Em 1996 foi lançado o Kaiak, uma das fragrâncias mais vendidas da Natura e da perfumaria brasileira.

Disponíveis na empresa até hoje, as marcas de perfumaria Biografia, Essencial e Kriska também foram lançadas nesse período. No ano 2000 foi a vez do lançamento da linha exclusiva de produtos de higiene e beleza chamada Natura Ekos, com a ideia de disponibilizar uma linha de produtos no qual se utilizam princípios ativos da flora brasileira, que são extraídos de forma totalmente sustentável.

Linha de Produtos

A Natura é a maior multinacional brasileira que atua no segmento de cosméticos. Conheça as principais linhas de produtos.

  • TodoDia
  • Kaiak
  • Essencial
  • Ekos
  • UNA
  • Mamãe e Bebê
  • Chronos
  • Homem
  • Plant
  • Sève
  • Humor
  • Biografia
  • Naturé
  • Sou
  • Fotoequilíbrio
  • Faces
  • SR N
  • Luna
  • Águas
  • Erva Doce
  • Kriska
  • Ilía
  • Crer para Ver
  • Lumina
  • Sintonia

Fábricas e Centro de Distribuição

Em 2001, ocorreu a inauguração da fábrica de Cajamar, ela fica localizada na Rodovia Anhanguera, KM 30,5, Prédio C, Polvilho, Cajamar/SP, CEP 07790-190. No local é abrigado as três fábricas da Natura, escritórios e sede da empresa.

Na Av. Alexandre Colares, 958-960, Parque Anhanguera (São Paulo) fica localizado o centro de distribuição e a nova sede administrativa, inaugurada em 2017.

Fundação do Grupo Natura

No ano de 2017 nasce o grupo Natura & Co., resultado da junção de 3 empresas:

  • Natura.
  • Aesop adquirida em 2013.
  • The Body Shop, adquirida em 2017.

A Natura comprou a Avon Products, Inc. no dia 3 de janeiro de 2020. Com isso, foi criado o quarto maior grupo do mundo dedicado exclusivamente ao segmento de beleza. Natura &Co diz respeito à marca que dá origem ao grupo.

Quais são as empresas do Grupo Natura?

Natura &Co é um grupo de 4 marcas que são orientadas por propósitos com sua origem nos quatro cantos do mundo:

Quando foi criado o Instituto Natura?

O Instituto Natura é uma organização sem fins lucrativos que foi criado em 2010 para reforçar as iniciativas de investimentos da educação para todos. Embora o instituto tenha sido criado no ano de 2010, a empresa atua na área desde 1995. Algumas iniciativas são:

  • Alfabetização
  • Ensino Médio
  • Agendas Prioritárias da Educação
  • Consultoras de Beleza Natura – promove o desenvolvimento integral das líderes e representantes de beleza.
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someonePrint this page







Tópicos relacionados:


Deixe um Comentário