História da Tupperware



Confira o artigo que preparamos sobre a história da Tupperware e descubra quando a empresa iniciou as suas atividades, quem foi o fundador, quando chegou no Brasil, qual foi a primeira peça lançada, significado do nome e muito mais.

Quando Earl Silas Tupper decidiu utilizar polímeros de qualidade ao invés dos plásticos mais econômicos a Tupperware lançou um padrão de qualidade que é reconhecido pelas suas consultoras e consumidoras desde a sua fundação em 1937.

Durante toda a trajetória da Tupperware, houve muitos fatores que se uniram para contribuir para que o nome se tornasse uma marca global de sucesso. Um fator que se destaca entre os demais é o design inovador dos potes de plástico.

História da Tupperware

Confira também: como funciona o pedido mínimo Tupperware

Como a Tupperware começou?

A Tupperware iniciou a sua história em 1937 quando o químico e inventor Earl Silas Tupper decidiu encontrar uma maneira prática de fazer um plástico que fosse leve, flexível e muito resistente. E que fosse apropriado para o uso na cozinha. Na época, ele trabalhava na fábrica DuPont fazendo experimentos com plástico.

Ele acabou desenvolvendo uma maneira de purificar o subproduto à base de petróleo em um substância mais flexível, resistente, não porosa, não gordurosa, inodora e translúcida.

Quando a Tupperware foi fundada

A Tupperware foi fundada por Earl Silas Tupper em 1946. Ele desenvolveu recipientes plásticos que podem ser usados em residências para preservar alimentos e mantê-los guardados de forma hermética. Tupper já havia inventado os recipientes plásticos em 1938, mas o produto só obteve sucesso com o surgimento da ideia da venda através da demonstração domiciliar.

Desenvolvimento

Com o rápido reconhecimento da marca pelas consumidoras, o sucesso da Tupperware na Europa iniciou no ano de 1960 através da primeira demonstração da coleção na Inglaterra e já em 1966 era revendida em 15 países europeus e também começa a sua expansão global chegando também ao continente africano.

Com a necessidade de distribuir mais produtos, 7 fábricas iniciaram suas operações na África do Sul e também na Europa. Sempre adotando técnicas sustentáveis de fabricação, a Tupperware conquistou cada vez mais novos mercados e hoje a marca está presente em mais de 100 países e milhões de pessoas utilizam as linhas de armazenagem, refrigeração, micro-ondas, servir, freezer, infantil, versátil e muito mais.

Em 2005, a empresa estadunidense mudou seu nome para Tupperware Brands Corporation para refletir sua crescente diversidade de produtos, em linha com sua estratégia corporativa de adicionar itens premium de consumo ao mix de categorias de produtos.

Quem foi Earl Silas Tupper

Earl Silas Tupper foi o dono e inventor da Tupperware e nasceu no ano de 1907. Foi criado no centro de Massachusetts, berço da indústria do plástico. Ele era um inventor e quando nenhum de seus empreendimentos teve o sucesso que ele esperava, começou a trabalhar em uma fábrica de plásticos e, em 1938, começou a planejar a sua própria empresa.

Depois de muita tentativa e erro, comprou algumas máquinas de moldagem de plástico e começou a fazer ajustes em casa, depois de algumas tentativas, ele conseguiu criar um pote de plástico que tinha um selo hermético.

Primeiro produto da Tupperware

Qual foi a primeira peça lançada? O primeiro produto da Tupperware foi a Tigela Maravilhosa, um pote de plástico com tampa hermética que foi inventada por Earl Tupper no início da década de 1940. Já em 1946, Earl fundou a Tupperware Corporation, atual Tupperware Brands Corporation.

Primeiro produto da Tupperware

O mercado de utensílios domésticos nunca mais foi o mesmo depois da criação da Tigela Maravilhosa, que possibilitou manter os alimentos frescos por mais tempo. Numa época em que a geladeira ainda não fazia parte da maioria dos lares, este era um produto revolucionário para armazenar alimentos perecíveis.

A tigela maravilhosa foi projetada para ter uma tampa flexível que foi inspirada na tampa de uma lata de tinta. O design também foi dito como ideal para empilhamento de tigelas, proporcionando mais economia de espaço. Este recurso de marca exclusiva ainda existe em produtos Tupperware até hoje.

O que significa Tupperware

Hoje a palavra Tupperware é lembrada sempre que sempre que nos referimos à recipientes de plástico com tampa vedada. No entanto, o nome é uma marca e se chama assim por causa de seu inventor. Isso graças a duas pessoas: Earl Tupper que inventou o produto que leva seu nome e Brownie Wise, que foi a primeira revendedora da Tupperware.

Primeira Revendedora Tupperware

A primeira revendedora da Tupperware foi Brownie Wise, ela começou a demonstrar os produtos no ano de 1951. Tupper acreditava ter criado uma obra de arte útil para a dona de casa moderna, mas sabia que seus esforços não estavam ajudando os produtos a vender.

Uma mulher chamada Brownie Wise aconselhou Tupper de que todo o potencial do produto só pode ser alcançado pela demonstração domiciliar, através de revendedoras que sabem demonstrar como os produtos funcionam.

Informações sobre Brownie Wise

Brownie Wise introduziu o sistema de vendas domésticas da Tupperware. Ela compartilhou conhecimentos e soluções através de seus produtos com as mulheres, o que lhe permitiria agradar as suas clientes e ganhar muitas oportunidades.

Assim, ela desenvolveu uma extensa rede de distribuidores, gerentes e consultores, e criou um sistema de bonificação, oferecendo oportunidades de carreira para donas de casa, as tornando também financeiramente independentes. Ela favoreceu o vínculo familiar, promoveu amizades e forneceu mais tempo para as empreendedoras aproveitarem o seu tempo disponível.

Graças à ideia e ao sucesso da Brownie Wise em revender os produtos e começar a recrutar novas interessadas em trabalhar por conta própria, a empresa com sede em Massachusetts passou de uma pequena empresa para uma marca global. Brownie Wise se tornou vice-presidenta da marca, um cargo que ela ocupou até o início de 1958.

Quanto tempo a Tupperware está no Brasil?

Tupperware chegou ao Brasil em 1976 e, desde então, a empresa não parou de crescer. Por mais de 40 anos atuando em território nacional, os produtos da marca têm acompanhado de perto as tendências, colocando à disposição do mercado a produção de peças plásticas de alto padrão de qualidade.

Catálogos Tupperware

Os produtos ainda são revendidos principalmente através de catálogos da Tupperware e visitas domiciliares. As demonstrações também podem ocorrer em locais de trabalho, escolas e outros grupos comunitários.

Além das revistas virtuais e impressas para venda domiciliar, para manter contato com toda a sua força de vendas, a empresa também publica a revista mensal Tupperware Você Pode. Além de informações e lançamentos da marca, o folheto informativo apresenta novas oportunidades de negócios para as suas consultoras independentes.

Projetos premiados

Ao longo dos anos, Tupperware ganhou prêmios e reconhecimento de prestígio mundial, incluindo o reconhecido Design Excellence Awards.

Os designs são reconhecidos como produtos que simplificam, organizam e modernizam a cozinha, reduzem desperdícios e melhoram o armazenamento de alimentos.

Tupperware é listado como uma das maiores invenções do século 20 pelo Guinness Book of World Records e também foi nomeado um dos seis produtos mais extraordinários projetados do século pela revista Fortune.

Como fazer parte da história

Além de provavelmente já ter os produtos da marca em casa, você também pode fazer parte da história da Tupperware ao se tornar uma demonstradora. Com treinamento e cadastro gratuito, começar a lucrar é muito simples, o registro pode ser feito pela Internet e de forma facilitada.

Tudo o que você precisa fazer para ser uma revendedora da Tupperware e ter uma nova carreira é acessar o site oficial da empresa no endereço: www.tupperware.com.br. Depois disso, acesse a alternativa seja um consultor, preencha o cadastro e depois siga as instruções.

Fábrica da Tupperware

No Brasil, a fábrica da Tupperware fica situada no bairro de Guaratiba, na cidade do Rio de Janeiro. Com uma grande área construída, o parque industrial da Tupperware conta com modernas instalações e equipamentos que garantem a produção de coleções de produtos com qualidade, rapidez e total confiabilidade.

Hoje os recipientes de plástico com tampas herméticas são tão comuns que é fácil esquecer o quão revolucionário Tupperware era quando foi introduzido no final da década de 1940. Naqueles dias, se você quisesse preservar alimentos na geladeira, a forma mais comum de preservar alimentos era cobrir o prato com papel alumínio. Os itens de plástico como conhecemos hoje ainda estavam a alguns anos de distância.

Agora que você terminou de conferir o artigo, também pode querer conhecer a história da Rommanel no artigo que preparamos em detalhes.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someonePrint this page







Tópicos relacionados:


Deixe um Comentário